Uma em cada dez mulheres na faixa de 45 a 64 anos, tem algum grau ou tipo de problema no coração.
A boa notícia é que determinados fatores de risco podem ser controlados e boas práticas pode prevenir ou amenizar os problemas cardiológicos : não fumar, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta saudável.
Certas frutas, legumes e cereais, são de especial interesse para o coração, porque são fontes ricas de nutrientes protetores.
Muitos desses nutrientes protetores são encontrados na melancia :
- Vitamina A (25%) - Vitamina B6 (6%) - Vitamina C (30%) - Tiamina (65) - Magnésio (6%) - Potássio (8%)
A composição de nutrientes da melancia ajuda a estabelecer as bases para uma vida saudável.
A melancia pode ser consumida durante todo o ano, em qualquer refeição ou horário do dia, sem trazer nenhuma contraindicação.
Estatísticas recentes indicam que a prevalência de obesidade que pode levar a diabetes, é maior para mulheres do que para homens.
O consumo regular de melancia proporciona satisfação e uma gama de vitaminas e minerais essenciais.
Benefícios na gravidez
A gravidez por si só aumenta as exigências nutricionais no corpo de uma mulher, e comer alimentos ricos em nutrientes não só ajuda a atender às necessidades de um bebê que cresce rapidamente, mas também para manter a mãe saudável durante a gravidez e depois.
É também o momento ideal para se reeducar e estabelecer padrões de uma dieta mais saudável.
A melancia é uma excelente fonte de vitamina C, o que ajuda na manutenção do tecido conjuntivo normal, e promove a cicatrização de feridas e ajuda a função do corpo do sistema imunitário.
A vitamina C também auxilia na utilização de ferro pelo corpo.
É sabido que durante a gravidez o corpo da mulher exige mais ferro do que o habitual para produzir todo o sangue necessário para fornecer nutrição para a placenta.
Adicionando um alimento rico em nutrientes como a melancia, não só ajudará a fornecer nutrientes essenciais para você e seu bebê por nascer, mas também ajudará a matar o desejo por algo doce, refrescante e gratificante.
Benefícios para as crianças
O sobrepeso e a obesidade estão rapidamente se tornando uma ameaça à saúde para as criança.
Estudos recentes mostram que a taxa de sobrepeso dobrou em crianças e adolescentes nos últimos 20 anos.
Os resultados das últimas pesquisas indicam que 15% das crianças e adolescentes, com idades entre 6-19 anos estão com sobrepeso.
Esta crescente tendência de obesidade pode levar a aumentos do diabetes, doença cardíaca, pressão arterial elevada, problemas emocionais, bem como outros problemas de saúde graves.
Além disso, crianças e adolescentes obesos são mais propensos a se tornarem adultos obesos e, portanto, a prevenção de doenças crônicas associadas à obesidade deve começar durante a infância.
Hábitos saudáveis pode começar em casa e ter um impacto duradouro.
Uma das melhores coisas que os pais podem fazer para proteger seus filhos contra os efeitos devastadores da obesidade é a de servir como modelos, comendo alimentos nutritivos e garantindo a diversão com seus filhos.
É aconselhado servir para as crianças, produtos de grãos inteiros, uma grande variedade de legumes coloridos e frutas, produtos de baixo teor de gordura, feijão, carne magra, frango, peixe, nozes, etc - e deixá-los ver que você gosta de comer os mesmos alimentos.
As crianças nunca devem ser colocadas em uma dieta restritiva a menos que estejam sob os cuidados de um médico.
Se você acha que seu filho está acima do peso, consulte um pediatra e / ou nutricionista para verificar a melhor forma de atender às necessidades dele ou dela.
Sugestões Práticas para alimentação saudável de seus filhos
É importante estabelecer uma educação alimentar desde a infância, sempre observando a qualidade nutricional das refeições.
Veja algumas sugestões práticas para incentivar as crianças a participarem do estabelecimento de uma dieta saudável :
- Comprar os alimentos juntos e ter tempo para examinar, discutir e selecionar frutas e legumes que chamar a atenção do seu filho.
- Permitir que seu filho ajude no preparo dos alimentos.
- Comer juntos como uma família, o que reforçará a ideia de que comer alimentos nutritivos pode ser uma experiência prazerosa.
- Fazer lanches saudáveis disponíveis em todos os momentos para os seus filhos, mantendo a geladeira cheia de saborosos e ricos em nutrientes guloseimas, como uvas, cerejas, cenouras e cubos de melancia.
- Permitir que seu filho seja inventivo com a comida. Por exemplo, adicionar pequenos cubos de melancia para iogurte desnatado puro, cria um delicioso e divertido alimento que pode ser apreciado no café da manhã.
- Iniciar mudanças na dieta do seu filho de forma gradual. Simples mudanças são mais fáceis para o seu filho se acostumar. Por exemplo, mudar paulatinamente o leite integral para o leite desnatado e a adição de frutas frescas no cereal pela manhã.
- Servir alimentos coloridos e pigmentados. Esses alimentos tendem a oferecer valor nutricional maior. Por exemplo, pimentão vermelho, cenoura, brócolis, laranja, melancia são alimentos ricos em minerais, vitaminas e antioxidantes.
- Começar cada dia com um pequeno almoço, de preferência com frutas, iogurte desnatado ou granola. Faça uma salada de frutas misturando cubos de melancia, banana e gelo picado.
Benefícios para os homens
A pressão arterial alta é chamada de "assassina silenciosa" porque geralmente não apresenta sinais ou sintomas. Ela coloca estresse extra sobre as artérias e coração, e se não for controlada ao longo do tempo, pode levar a doenças cardíacas, doença renal e derrame cerebral.
Estudos clínicos têm mostrado que dietas especificas para hipertensão, (Dietary Approaches to Stop Hypertension diet - DASH) podem reduzir significativamente a pressão arterial.
A dieta DASH deve conter pouca ou nenhuma carne vermelha, açúcar, gordura e colesterol.
A dieta DASH é rica em frutas, legumes, nozes, cereais integrais, peixes, aves e produtos lácteos magros, o que resulta em uma dieta rica em potássio, cálcio e de magnésio.
Proporcionando uma variedade robusta de nutrientes, a melancia é um componente da dieta DASH.
Juntamente com o acompanhamento médico, é uma boa ideia para qualquer pessoa com pressão arterial elevada.
Associada à pratica de exercício, uma dieta rica em frutas e legumes, proporciona o melhor meio de prevenção aos problemas cardiológicos e de hipertensão.
|