Terapias

  Vídeos   Facebook da Trovisca

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE SUMO

06-01-2014

Natural, concentrado, néctar ou polpa, qual a melhor opção?


Entenda a diferença entre os tipos de suco

 

 

Com a preocupação de ter uma alimentação mais saudável e cortar refrigerantes do cardápio, a procura de sumos aumentou bastante. Mas será que a escolha do sumo está correta? Trocar refrigerante por sumo em pó, conhecido como refresco, é mesmo a melhor opção?

 

É preciso ficar de olho no que significa cada tipo de sumo, a variedade é muito grande: sumo natural (feito na hora com a fruta fresca), sumo integral, sumo de polpa congelada, néctar de fruta (latinhas e caixinhas), sumo concentrado (garrafinhas), sumo em pó (refresco desidratado) e sumo orgânico.

 

Segundo decreto do Ministério da Agricultura, um sumo de fruta é uma bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, obtida da fruta madura e podendo ser adicionada de açúcares.

 

- Sumo integral

100% natural, sem adição de água, conservantes e aditivos.

Ele é uma ótima alternativa para as pessoas que não têm muito tempo para preparar um sumo natural todos os dias, pois já vem pronto. O único ponto negativo é que geralmente é mais caro que o néctar.

 

- Polpa de fruta

Outra boa opção quando não é possível preparar o sumo natural. Pode ser encontrada em porções individuais e geralmente é batida com água ou leite. No processo de congelamento, a fruta perde algumas propriedades nutricionais, mas mesmo assim continua sendo uma opção saudável.

 

- Néctar

Néctar, o próprio nome já nos remete a algo doce, e realmente é. Ele é uma bebida que já vem adoçada, diluída em água potável e pronta para o consumo. O néctar é diferente de sumo, pois contém apenas de 20 a 50% de polpa, sendo o restante água e açúcar. Normalmente é vendido em caixinhas e latas.

 

- Sumo concentrado de garrafinha (bebida de fruta)

Tem menos açúcar que o néctar e é mais barato mas leva muita água, pouca polpa, em torno de 2 a 10% e corantes, aromatizantes e conservantes.

 

- Refresco (desidratado)

Ele é conhecido como sumo de pozinho e necessita ser diluído em água. Por conter pouquíssima quantidade de polpa de fruta, ele não deveria nem ser chamado de sumo, já que é muito artificial. Em questão a propriedades nutricionais, este sumo é muito pobre e os hipertensos devem tomar cuidado com o seu consumo, pois contém muito sódio.

 

- Sumo orgânico

São fabricados com frutas cultivadas sem agrotóxicos. Por não terem conservantes eles têm uma durabilidade menor e geralmente são mais caros.

 

Na próxima ida ao supermercado fique de olho nas informações nutricionais dos produtos, não compre algo pensando que pode ser bom para sua saúde e na verdade não é.

 


fonte: Gabriela Cuesta

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.